"Aqui se 'vive' e se 'respira' poesia... Faça parte deste espaço, siga-nos..."

"Aqui se 'vive' e se 'respira' poesia... Faça parte deste espaço, siga-nos..."

Visualizações...

free counters

Visitas...

sábado, 10 de maio de 2014

Especial Mãe: [ Carmen Cacau... Lúcia Ribeiro... Irá Rodrigues... Julieta de Souza... Deides Tomain... Francisco de Mesquita Araujo... Ademir Rêgo de Oliveira... Rosaline Herai... Marlene Couto... Francisco Pereira... Volnei Rijo Braga... Luíza Marques... José Helder França... Julia Brito... Deslanieve Miranda Daspet de Souza... Vanice Zimermann Ferreira... Jefferson Dieckmann... ]






Especial            Mãe











Mamãe
Carmen Cacau
Florianópolis - SC


Mamãe,
na passarela da vida,
a modelo é você!











Mãe
Lúcia Ribeiro
[Lucibei]
Portugal - PT

 Mãe
Somos os teus sonhos,
És
A nossa realidade.
... Vivemos desta partilha:
Ora mais sonho,
Ora mais realidade.











Mãe
Iraci Rodrigues
[Irá Rodrigues]
Santo Estevão - BA

Nos caminhos da vida
Há sempre as razões mais bonitas
E escolhidas por Deus
Para a definição daqueles que aqui na terra
Nasceram para brilhar
Para trilhar
E ao mesmo tempo
Dar continuidade a vida
É você mãe iluminada
Que nesse trilhar
Trabalhar com alegria
Que tem a certeza de materializar
O grande esforço
De ser mãe
De carregar no ventre
Uma nova vida
De chorar na dor do parto
E sorrir ao ter seu filho nos braços
Mãe a sintonia mais forte
A missão de fazer da sua vida
A vida de outro ser
De transformar sua juventude
Mesmo esbarrando na lógica do tempo
É mais do que uma escolhida
É a mulher escolhida por Deus
Se a voz do vento pudesse ecoar
Nesse momento eu gritaria
Parabéns Mulher querida
Pelo dom de ser mulher
Pelo exercício de se tornar mãe...











Amor de mãe
Julieta de Souza
Divinópolis - MG

 Olho para este menino crescido e me recordo
de quando ainda cabia em meu ventre...

Não sei bem se o tempo passou, pois o amor
que me sustentara enquanto meu corpo engordava
permanece em mim.

O amor cresceu, é verdade!

Meu filho também cresceu, é verdade!
Mas até hoje carrega o olhar que deseja
o aconchego do útero.

O fato de ter morado dentro de mim nos deu
tempo de estabelecer a mais sagrada troca humana:
permutamos o diálogo das almas que
se entrelaçaram por nove meses.

Nove divinos meses que nos lançaram ao 
amor mais profundo e duradouro que há.










Mãe
Deides Tomain
Conceição das Alagoas - MG

A mãe minha
A mãe sua
A mãe nossa
A mãe que está no céu
A mãe que está na terra
A mãe de paz
A mãe de guerra
A mãe que assumiu
A mãe que sumiu
A mãe que voltou
A mãe que nunca viu
A mãe que é cega
A mãe que não quer ver
A mãe que vê demais
A mãe que é pai
O pai que é mãe
A mãe que dá bronca
A mãe que passa a mão na cabeça
A mãe que chora
A mãe que ri
A mãe que não tá nem aí
A mãe que luta
A mãe que acomoda
A mãe que ama sem pedir nada em troca
A mãe que morre para dar a vida
A mãe que sofre por não ter saída
Em nome da minha
Em nome da sua
Em nome da nossa
Obrigado Senhor,
por essa mãe que nos deu a vida.











Mãe nunca morre
Francisco de Mesquita Araujo
[Chico Mesquita]
Fortaleza - CE

Mãe é eterna, nunca morre,
Brilha no céu, como a estrela mais nobre,
É rio de lágrimas, que no rosto escorre,
É sempre rainha, mesmo sendo pobre.

Mãe é o manto mais sagrado,
Lenço cheiroso, que enxuga as lágrimas,
É choro silencioso, abafado,
Consolo amoroso da alma.

Mãe é estrela divina,
Que a todos fascina,
Fonte de afeto e carinho,
Que mando beijinhos.

Mãe certeza de amor,
Perfume sentido,
Beleza de flor,
Grito contido.

Mãe palavra mais pura,
Símbolo de bravura,
Mão que cura,
Amor e ternura.











Mãe... Poder Místico
Ademir Rêgo de Oliveira
[Profaro]
Coribe - BA

"M"
Mês
Maio
Menina
Mulher
Mãe Maravilhosa:
Mãe da Terra
Mãe do Céu
Mãe do Homem
Mãe do Mundo
Mãe da Vida
Maria...
Mãe de Deus.













Mãe
Rosalina Herai
Campo Grande - MS

Cansada adormeci na natureza
Cantavam os rouxinóis
Num leito de flores verdes
Em galhos que procuravam o sol

Ó grande beleza que se espelha nas águas
Que deita sobre a terra
Que faz as sombras

Sonhos que se elevam
Há um colorido dentro de todos
Serão os raios de sol a ultrapassarem as veste corporais
Num bom dia, numa boa tarde ou num poente sonolento

Calma! Disse a brisa em sonhos dormentes
Deito-me na paz que vejo e que sinto
Anjos passeiam em cuidados
O Criador lá acima de todos os infinitos se faz sublime e presente

Colhe a ternura, a brisa, a paz retida na vida
Bálsamo perfeito deslizando
Qual ser não há de se alegrar
No silêncio onde os anjos cantam

Dorme perfeita harmonia
Nos berços, nos colos das mães o segredo
Do amor mais belo e no seus lábios o sorriso santo.











As mães
Marlene Couto
Mogi das Cruzes - SP

As mães têm rostos divinos,
têm mãos abençoadas, mesmo
sendo, às vezes, calejadas.
Elas têm na voz um hino,
quando embalam seus meninos,
têm o carisma que encanta
e a paciência quase santa.
Elas cuidam, protegem, afagam
seus filhos com todo amor
e, quando eles longe estão,
elas fazem a Deus uma oração,
para que não venham a ter dor.
As mães são como santas que,
na Terra, protegem seus filhos
seja em que idade for!...











Sonho de uma mãe
Francisco Pereira
[Francis Perot]
Macaíba - RN

Em seu diário!
De páginas já amareladas,
põe toda a sua esperança
em alcançar um sonho que espera...
Um amor!
Um lar.
Um filho.
Enfim
Uma família...

Tu oh mãe...
Que só recebeu nesta lida,
Desilusões arremessada à vida.
Não permito que acabes sem dar fruto...
Que desejas...
De amor.
Num lar.
Com um filho.
E uma família!...

Sabes por quê?
Porquê tu és nobre e forte.
É a mais pura e a mais bela.
De alma serena que espera ser feliz...
Com um amor!
Num lar.
Com um filho.
E enfim
uma família!...

Mãe! Este é o bem,
que a você eu mais desejo...

O amor de mãe:
Não tem hora marcada:
Não é como rimas contrariadas,
entre quais medeiam dois versos.

O amor de mãe:
Não pode ser diferente, ou indiferente
dentro de circunstância de momentos...

O amor de mãe:
Funde a vida
numa única direção.
Numa interpenetração de desejos
de sentimentos
e de destino...












Mãe
Volnei Rijo Braga
Pelotas - RS

 Mãe...
À noite você vem
Invade o meu sonho
E faz parecer, verdade...
Sinto seus lábios,
Cálidos e risonhos
Beijarem meu rosto.
Sinto suas mãos
Tocarem meu cabelo.
Sinto seus braços
Abraçando meu corpo,
Ouço a sua voz
Cantando pra mim
Uma canção de ninar
Como se eu ainda
Fosse criança...
Em algum momento
A Senhor sorri e diz,
Que é feliz...
No lugar onde está,
Faz uma oração...
E diz que é hora de ir
Eu peço que não vá
Que não me deixe sozinho...
... É tarde demais
Ela saiu do meu sonho.
Nesta hora acordei
E senti o imenso vazio
Que é minha vida
Sem você minha, MÃE!











Amor de mãe
Luíza Marques
Rio de Janeiro - RJ

 Que amor é esse?
Amor que cresce com o tempo,
Não prende e nem poda
Apenas de forma terna transforma.
Orienta incondicionalmente
Faz crescer e seguir em frente.
Não conhece obstáculos,
Nem imagina o que seja limite.
Transcende a vida, a morte e a eternidade.
Amor que não se mente
Simplesmente se sente.
É eterno e alguns chamam de materno.
Eu chamo de...
Amor de mãe!











Mãe
José Helder França
Farias Brito - Fortaleza

 Uma mãe é tão divina,
Que a própria rima ensina
Que só existe uma mãe.
Uma mãe rima não tem,
Pois a mãe só rima bem
Se a rima for mãe com mãe.











Ser mãe...
Julia Brito
Cabo Frio - RJ

 É sentir os olhos iluminarem-se ao ouvir
"Mamãe" nas primeiras palavras.
Se enternecer com os primeiros passinhos,
chorar no primeiro dia que deixa na escola,
se encantar com as primeiras escritas,
ficar com coração apertado nas primeiras
saídas sem sua companhia,
ficar apreensiva ao conhecer o primeiro[a] namorado[a],
sentir ciúmes ao ser chamada de sogra.
Ser mãe é tudo isso e muito mais
Saber ser mãe é puramente amor ETERNO. 











Tuas Mãos
[Á minha mãe]
Deslanieve Miranda Daspet de Souza
[Deslanieve Daspet]

 Me vem a mente, tão docemente,
tuas mãos, pequenas, macias, suaves,
mãos de candura que revelavam
gestos cheios de amor.

Mãos que tocavam, afagavam, que curavam.
Mãos mágicas que davam prazer
e amenizavam qualquer dor.

Mãos que simbolizam a tristeza,
cruzadas no peito,
na derradeira hora do adeus!

Tudo em casa tinha um toque
final de tuas mãos.
Verdadeira artista, em tudo
que tocavas: acontecia!

Se estivesse tristes tuas mãos
deslizavam pelos meus cabelos,
pousavam em meu ombro,
enchendo-me de vida e energia.

Mãos criadoras. Redentoras.
Unidas uma a outra pediam ao Pai,
pelo filhos teus!

As mãos.
Tuas mãos, mamãe,
não escreveram poemas,
não pintaram, não bordaram,
mas esculpiram sonhos e esperanças,
desenhando projetos, ensinando
dar graças e louvor à vida!











Fios de pratas, Fios da vida...
Vanice Zimerman Ferreira
Curitiba - PR

 Quando penso em como construir uma vida,
lembro-me da sensação de estar grávida,
e sentir os movimentos do bebê,
de imaginar como seria seu rostinho,
e com quem seria mais parecido?

A emoção de ser mãe é maravilhosa:
tece-se a vida com fios de prata,
fios repletos de amor,
imaginação e esperança...

Constrói-se à vida em cada amanhecer e pôr de sol.
Emprestam-se os tons das estações do ano para colorir o olhar,
o rosto e a cor da pele.

Há um encanto nas batidas do coração,
no compasso misterioso e único que une mãe e filho.
Constrói-se a vida a cada segundo,
e a vida passa num piscar de olhos...











Maria, [minha] Mãe...
Jefferson Dieckmann
Curitiba - Pr

 Ela tomou por missão, amar...!








4 comentários:

retalhos de poesia disse...

PARABÉNS! FIQUEI SEM PALAVRAS PARA DESCREVER O MEU ENCANTAMENTO...
LINDO! LINDO! APLAUSOS E PARABÉNS PELA LINDA INICIATIVA...

Vanice Zimerman disse...

Bom dia Celso, a homenagem está maravilhosa!!!Poesias e imagens que emocionam, parabéns!!Obrigada, e um lindo fim de semana!!

CeGaToSí® disse...

Irá, grato pelo carinho da sua visita, da leitura e por estar como seguidora, fico muito feliz que tenha apreciado o que aqui é preparado, sempre há muito carinho, dedicação e sobretudo amor pela poesia. Abraço CeGaToSí®

CeGaToSí® disse...

Bom dia Vanice, grato pelo carinho da sua visita e do seu comentar, também por ter aceito meu convite e nos ofertar um texto para compartilhar, carinhoso abraço - CeGaToSí®

Postagens populares